De portas abertas desde
1979
As tradições de uma região através da gastronomia são como viagens ricas a vários destinos, onde os sabores são experiências suculentas que mais tarde recordamos e identificamos através do paladar. Manuel Fernandes, sendo madeirense e não querendo renegar as origens, sonhava ter um restaurante, ou seja, um espaço em que cada cliente ao ser bem recebido se tornasse um Amigo.
O Madeirense
GASTRONOMIA TÍPICA DA MADEIRA
Passados 36 anos de restauração, "O Madeirense" continua a levar mais além a gastronomia típica da Madeira. O ambiente acolhedor deste espaço está recheado de grandes histórias e cumplicidades, grandes decisões empresariais, políticas e sociais, onde a cultura nunca foi esquecida e em especial a gastronomia da Madeira, sendo por si só um ex-líbris da região. E sim, ainda hoje o lema se mantém: "Hoje um cliente amanhã um Amigo".
ABERTO TODOS OS DIAS DESDE 1979
O sonho foi concretizado em 1979, ano em que abriu na Calçada da Palma de Baixo, em Lisboa, o Restaurante Típico O Madeirense. A partir daqui foram criadas e feitas grandes amizades, afetos e grande cumplicidade através da gastronomia e da simpatia, sem menosprezar a qualidade e autenticidade, nas várias áreas da Sociedade: empresarial, jornalística, artística e cultural nas suas variadas vertentes.
Sentimos sempre o grande carinho e apoio manifestado por todos os que nos visitavam e também pelo Governo Regional da Madeira que, através da Secretaria de Turismo, nos remeteu a responsabilidade de sermos representantes da Madeira por 4 anos consecutivos na Feira Gastronómica de Santarém.
Manuel Fernandes, sendo conhecido por O 'Manel Madeirense' e Embaixador da Madeira em Lisboa pelo trabalho desenvolvido na divulgação e promoção da Madeira, foi distinguido pelo Governo Regional com o mais alto galardão para o Turismo, em 1990, recebendo uma Estrelícia Dourada, com direito a ser homologada em Diário do Governo.
Em 1985 o sonho expandiu-se e a história do Madeirense começa um novo capítulo no Amoreiras Shopping Center que viria a ser o maior e melhor centro comercial de Lisboa. Inaugurado com a presença do Presidente do Governo Regional da Maderia, Dr. Alberto João Jardim, e pelo Secretário de Turismo, João Carlos Abreu.
REPRESENTANTE DE PORTUGAL NA EXPO’92 DE SEVILHA
Em 1992 "O Madeirense" foi convidado pela Comissão de Portugal para a Expo de Sevilha para ser o representante de Portugal. Convite que foi honrosamente aceite com a condição de ter a Madeira presente, não só na ementa elaborada em conjunto com D. Maria de Lurdes Modesto, mas também com a presença da Madeira e dos seus trajes regionais nas fardas do Restaurante de Portugal. O êxito alcançado valeu um honroso 4º lugar em 300 restaurantes de vários países presentes no certame.